Plano de Contingência para nova época chuvosa em Moçambique sem dinheiro
Destaques - Nacional
Escrito por Redação  
Quinta, 26 Setembro 2019 22:28
Share/Save/Bookmark

O Governo aprovou na passada terça-feira (24) o Plano de Contingência para a época chuvosa 2019 – 2020 onde não há, ainda, previsão de grandes calamidades naturais mas também não há dinheiro suficiente para cobrir a prevenção do impacto das chuvas que deverão cair até Março próximo em Moçambique.

Tenho em conta a previsão dos meteorologistas moçambicanos o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) criou um Plano para mitigar o impacto das chuvas normais e acimas do normal que deverão registar-se durante a época chuvosa que inicia em Outubro orçado em 1,7 bilião de Meticais todavia o Executivo de Filipe Nyusi garantiu que poderá disponibilizar apenas 900 milhões.

O Plano de Contingências é similar ao de 2018 – 2019 com orçamento igual e que ficou com défice de quase 500 milhões de Meticais. Mais preocupante é que a porta-voz do Conselho de Ministros afirmou que a verba para o INGC foi inscrita no Orçamento de Estado contudo para 2020 o documento terá de ser preparado pelo Governo que sair das Eleições Gerais e ser aprovado pelos deputados que serão eleitos para a Assembleia da República previsivelmente quando a época chuvosa estiver a findar.

Com 2 milhões de moçambicanos ainda a viverem em situação humanitária o Executivo deverá estar a rezar para que a nova época chuvosa decorra sem fenómenos naturais extremos.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 1
FracoBom