MINEDH desconhece quantas escolas estão afectadas Calamidades Naturais e conflitos armados em Moçambique
Destaques - Nacional
Escrito por Adérito Caldeira  
Quinta, 09 Janeiro 2020 21:22
Share/Save/Bookmark

Foto de Adérito CaldeiraO Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) ainda não sabe com quantas escolas vai iniciar o Ano Lectivo a 31 de Janeiro nem quantos alunos não poderão estudar devido as Calamidades Naturais e conflitos armados no Centro e Norte de Moçambique. “Neste momento não se tem em detalhes o número de crianças deslocadas e de escolas que nós encerramos” esclareceu o director do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação, Ismael Nheze.

Questionado pelo @Verdade, na passada quarta-feira (08), sobre quantas escolas e alunos não poderão iniciar o Ano Escolar devido as chuvas no Norte do país e aos conflitos armados no Centro e na Província de Cabo Delgado o representante do MINEDH disse que: “Neste momento estamos a fazer um levantamento da situação existente, primeiro provocada pelas intempéries na zona Norte e temos kits de emergência para atender a estas crianças”.

O número real, de acordo com Ismael Nheze, só será conhecido “à medida daquilo que formos tendo informação, neste momento temos equipes nossas no terreno para entenderem qual é o impacto das calamidades e da desestabilização no condicionamento de haver deslocados, neste momento não se tem em detalhes o número de crianças deslocadas e de escolas que nós encerramos”.

Relativamente as 4.222 salas de aulas devastadas pelos ciclones Idai e Kenneth, no início de 2019, o director do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação explicou que “o processo de reposição é complexo, até este momento conseguimos repor cerca de 600 salas de aulas e este mês estás a trabalhar para ver quantas mais conseguiremos reabilitar. Mas criamos condições para que essas crianças que ficaram com as salas afectadas tenham aulas em tendas”.

Sem incluir as escolas danificadas em 2019 e em 2020 o nosso país tinha um défice de aproximadamente 30 mil salas de aulas.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom