Cidadão paquistanês sequestrado em Maputo
Destaques - Newsflash
Escrito por Redação  
Segunda, 14 Julho 2014 10:04
Share/Save/Bookmark

Um cidadão de origem paquistanesa, cuja identidade não apurámos, foi sequestrado no último domingo (13), por volta das 20h:00, na Avenida Filipe Samuel Magaia, próximo da Padaria Aliança, na capital moçambicana.

O @Verdade apurou que a vitima se fazia transportar numa viatura com a chapa de inscrição ADK 940 MP, quando foi bloqueada por um número não especificado de indivíduos armados, que a levaram para parte desconhecida.

Fontes policiais disseram ao @Verdade que esta acção pode ser um ajuste de contas entre gangues rivais no negócio de imigrantes paquistaneses, o que levou ao assassinato de um cidadão que em vida respondia pelo nome de Imbran Hassin, a 18 de Junho passado, no bairro de Malhagalane, em Maputo.

Imbran Hassin era irmão de Jawet Ashin, proprietário da única editora de música moçambicana de raiz, a JB Recording, também assassinado há dez anos (15 de Julho de 2004), numa noite, no restaurante Coimbra, na baixa da cidade de Maputo.

Segundo fontes contactadas pela nossa Reportagem, o negócio de imigrantes gera muito dinheiro sempre que cidadãos, maioritariamente de origem asiática, desembarcam “ilegalmente” no Aeroporto Internacional de Maputo. Este problema tem sido reportado pela Policia quase todas as semanas.

Apurámos ainda que as redes de imigração ligadas a gangues em alusão exigem por cada indivíduos de origem paquistanesa que entra ilegalmente no país através daquele aeroporto, qualquer coisa como 1.500 dólares norte americanos, dos quais 500 dólares para supostaente subornar os agentes da migração em serviço.

Depois de os referidos imigrantes passarem pelo Aeroporto Internacional de Mavalane, a África do Sul tem sido o seu destino final. Chegam àquele país via terrestre, depois de subornos as autoridades da Lei e Ordem em diferentes postos de controlo instalados nos territórios moçambicano e sul-africano.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Segunda, 14 Julho 2014 10:13
 
Avaliação: / 0
FracoBom