IPAJ em Nampula assistiu 27 mil casos nos primeiros seis meses deste ano
Destaques - Newsflash
Escrito por Redação Nampula  
Sexta, 29 Agosto 2014 16:13
Share/Save/Bookmark

O Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ) em Nampula assistiu, no primeiro semestre do ano em curso, 27 mil casos, dos quais 10 mil processos-crime, 15 mil extra-criminais e 1.000 cíveis. Previa-se prestar auxílio a 20 mil indivíduos.

De acordo com Rafael Macuácua, delegado provincial do IPAJ naquela parcela de Moçambique, alcançou-se a meta acima referida devido a campanhas de sensibilização da população sobre a necessidade de se aproximar cada vez mais dos serviços de justiças, sobretudo quando se trata de pessoas sem condições financeiras para o efeito.

A pesar de ter superado a meta prevista, o IPAJ debate-se com problemas tais como a falta de meios circulantes; de recursos materiais e humanos, e estes últimos especializados em matéria de direito, o que dificulta o decurso normal de actividades, disse Macuácua.

Assim, o desafio é a contratação de mais funcionários para prestar assistência jurídica à população carenciada. O IPAJ cobre todos os distritos da província de Nampula, excepto os dois recém-elevados a esta categoria no âmbito da nova divisão administrativa.

Os dados foram apresentados na sexta-feira (29) no âmbito da celebração antecipada dos 20 anos da criação daquela instituição, cuja efeméride é celebrada a 13 de Setembro, e que este ano coincide com o decurso da campanha eleitoral para as eleições marcadas para 15 de Outubro próximo.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Sexta, 29 Agosto 2014 16:32
 
Avaliação: / 2
FracoBom