Polícia frustra tentativa de roubo de viaturas em Maputo
Destaques - Newsflash
Escrito por Coutinho Macanandze  
Segunda, 17 Novembro 2014 16:34
Share/Save/Bookmark

Um grupo de cinco indivíduos munidos de uma arma de fogo, que se fazia transportar numa viatura com a chapa de matrícula ACG 281 MP, viu o seu objectivo de furtar uma viatura na via pública frustrado graças a intervenção da Polícia, na tarde do último sábado (15), na capital moçambicana.

O porta-voz do comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) na cidade de Maputo, Orlando Modumane, disse que os cinco indivíduos perseguiram uma cidadã moçambicana na zona do "Museu" com o objectivo de se apoderarem da viatura da mesma. Tal situação não se consumou porque a Polícia se encontrava nas proximidades do local onde o roubo seria protagonizado e ao se aperceber do caso perseguiu também os supostos meliantes.

Na ocasião, dos cinco ocupantes do veículo, quatro conseguiram escapulir e estão em parte incerta mas um foi atingido com uma bala na perna direita, caiu nas mãos das autoridades da Lei e Ordem e a viatura foi apreendida, informou Modumane.

Lopes Júnior, 30 anos de idade, é o jovem alvejado pela Polícia em conexão com o crime em alusão mas nega o seu envolvimento no esquema de roubo de viaturas, apesar de ter sido surpreendido numa acção para o efeito.

Segundo ele, a viatura em que se fazia transportar pertence a um dos seus amigos, que decidiram, naquela tarde, passear e para seu espanto a Polícia tentou detê-los e eles puseram-se em fuga. Ele foi alvejado na perna e depois detido por azar.

De acordo com as informações da Polícia, Lopes Júnior é um criminoso reincidente. Ele ficou preso na Cadeia Central de Maputo e foi restituído à liberdade na última sexta-feira (14).

Jaime António, de 32 anos de idade, foi igualmente surpreendido na Avenida Milagre Mabote, em Maputo, a tentar orquestrar mais um roubo de viatura. Mas para seu azar, a Polícia apercebeu-se da intenção, foi no seu encalço, lhe espancou-o de forma brutal e só depois é que lhe recolheu às celas do Comando da Cidade de Maputo para posterior julgamento.

Consta que para alcançarem os seus intentos, os supostos meliantes acima referidos usavam também chaves falsas, para além de armas de fogo para amedrontar as vítimas. Outros casos de roubo de carros ocorreram nos bairros Central “C”, George Dimitrov e Aeroporto, na capital do país, acrescentou o porta-voz da PRM, Orlando Mudumane.

De referir que de 10 a 16 de Novembro em curso, a Polícia deteve também 53 indivíduos por cometimento de irregularidades que atentavam contra a ordem, segurança e tranquilidade públicas.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Segunda, 17 Novembro 2014 20:33
 
Avaliação: / 1
FracoBom