Chuva quase soterrou Nacala e vai continuar a cair neste sábado no norte de Niassa e Cabo Delgado
Destaques - Newsflash
Escrito por Adérito Caldeira  
Sexta, 19 Janeiro 2018 16:17
Share/Save/Bookmark

Foto do Município de NacalaComo resultado das chuvas que continuam a cair com intensidade no Norte de Moçambique as bacias do Messalo, Megaruma e Monapo continuam inundadas deixando sitiados vários distritos. O município de Nacala ficou quase soterrado nas últimas 12 horas com a força da água e areia a interromperem a ligação ferroviária entre as cidades de Nampula e Nacala. O Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) prevê, nas próximas 24 horas, a continuação de chuvas fortes no extremo norte de Niassa e Cabo Delgado.

O boletim hidrológico da Direcção Nacional dos Recursos Hídricos(DNRH) indica que a bacia do Messalo continua inundada, mais de 1 metro acima do nível de alerta, mantendo interrompida a circulação rodoviária entre os postos administrativos de Mirate e Nairoto no distrito de Montepuêz. Igualmente, registam-se igualmente inundações isoladas nas aldeias de Novo Cabo Delgado, Litandacua, Miangalewa e Xitoio.

A bacia do Megaruma, que está mais de 2 metros acima do nível de alerta, condiciona transitabilidade rodoviária entre os distritos de Chiúre e Mecúfi, nas zonas de Nimandro e Milapane.

Na bacia do Monapo , a barragem de Mugica continua a efectuar descargas de superfície, tendo como impactos a interrupção da linha ferroviária que liga as cidades de Nampula e Nacala em Meconta, devido a erosão que quase soterrou cidade baixa de Nacala-Porto.

O INAM prevê para este sábado céu geralmente muito nublado nas províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula onde haverá ocorrência de chuvas fracas a moderadas, podendo ocorrer em regime forte acompanhadas de trovoadas ao longo da faixa costeira, extremo norte de Niassa e Cabo Delgado. Vento de sueste a noroeste fraco a moderado, soprando com rajadas.

Nas províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala o céu estará pouco nublado localmente muito nublado. Continuação de ocorrência de chuvas fracas a moderadas por vezes acompanhadas de trovoadas na província da Zambézia. Vento de sueste com fraco a moderado, soprando com rajadas.

Para as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo o  Instituto de Meteorologia prevê céu pouco nublado temporariamente nublado. Possibilidade de ocorrência de chuviscos na faixa costeira da província de Inhambane. Vento de sueste a nordeste fraco a moderado.

Eis as temperaturas previstas:

Cidade

Tempo

Máx ºC

Mín ºC

Maputo

32

21

Xai-Xai

30

21

Inhambane

31

23

Vilankulo

30

21

Beira

29

23

Chimoio

29

19

Tete

36

24

Quelimane

32

24

Nampula

28

21

Pemba

30

23

Lichinga

25

15

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Sexta, 19 Janeiro 2018 16:56
 
Avaliação: / 0
FracoBom