As férias acabaram e o regresso à escola é já a 05 de Fevereiro
Destaques - Newsflash
Escrito por Redação  
Quarta, 31 Janeiro 2018 07:52
Share/Save/Bookmark

Arranca no dia 05 de Fevereiro o ano lectivo de 2018, cuja abertura oficial terá lugar a 02 do mesmo mês em todas as escolas moçambicanas, sob o lema “por uma educação inclusiva, competitiva e de qualidade”. O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) diz que já está tudo a postos para o início das aulas e espera 5.013 novos professores, dos quais 4.053 serão distribuídos pelas escolas do Ensino Primário do 1º. Grau (EP1), 795 para o Ensino Primário do 2º. grau (EP2) e 165 para o Ensino Secundário Geral.

Na capital moçambicana, a cerimónia de abertura do ano lectivo de 2018 terá lugar na Escola Primária Completa 12 de Outubro, no distrito municipal KaMavota, e será dirigida pelo Presidente da República.

Nas restantes províncias, os pais e encarregados de educação podem se dirigir às seguintes escolas para receber as primeiras informações sobre o arranque do ano lectivo.

Em Manica a cerimónia central – a ser orientada pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário e a ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane – vai acontecer na Escola Secundária de Rotanda, no distrito de Sussundenga.

Trata-se de um novo estabelecimento de ensino com 12 salas de aulas, um bloco administrativo, três blocos sanitários, uma sala de informática com 41 computadores, uma biblioteca, três residências tipo dois para professores, uma cantina escolar e um campo polivalente.

Na província de Maputo, a cerimónia central será na Escola Primária Completa de Ngolhoza, no distrito de Moamba, segundo um comunicado enviado ao @Verdade.

O mesmo evento terá lugar em Gaza, será na EP1 e 2 de Dingane, no distrito Mandlakaze.

Em Inhambane vai acontecer na Escola Secundária de Nhacoongo, no distrito de Inharrime.

Em Sofala, a cerimónia terá lugar na Escola Secundária de Bândula, no distrito de Buzie, enquanto em Tete, a abertura do ano lectivo decorrerá na EPC 1º de Maio, no distrito de Moatize, indica o documento a que nos referimos.

Na Zambézia, será na EPC de Megaza, no distrito de Morrumbala e em Nampula decorrerá na EPC Serra da Mesa, no distrito do mesmo nome. No Niassa, o acto de abertura do ano lectivo de 2018 acontecerá na EPC de Lussangassa, no distrito de Mandimba.

Já em Cabo Delgado, a cerimónia terá lugar na Escola Secundária Januário Pedro, no distrito de Mocímboa da Praia.

À excepção da EPC Serra da Mesa, em Nampula, e da Escola Secundária de Bandula, em Sofala, que serão inauguradas, os restantes estabelecimentos de ensino foram ampliados, de acordo com o MINEDH.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 1
FracoBom