Tentativa de roubo de milhões de meticais acaba em cadeia em Nampula
Destaques - Newsflash
Escrito por Redação  
Sexta, 09 Fevereiro 2018 07:16
Share/Save/Bookmark

Um indivíduo com mais de 40 anos de idade encontra-se privado de liberdade na cidade de Nampula, província com o mesmo nome, suspeito de tentativa de roubo de cinco milhões de meticais através de cheque num estabelecimento bancário.

Para lograr os seus intentos, o visado dirigiu-se ao banco, onde, recorrendo a um cheque que não lhe pertencia, tentou descontá-lo no valor de cinco milhões de meticais.

Ao aperceberem-se de irregularidades no cheque em alusão, os funcionários do referido banco mandaram o presumível dono do dinheiro aguardar. Confrontados os dados com a documentação apresentada pelo cidadão ora detido, descobriu-se que o cheque pertencia a uma empresa de empresários moçambicanos e portugueses.

Perante a situação, a Polícia da República de Moçambique (PRM) foi solicitada para ajudar a esclarecer o assunto, tendo optado a deter o indiciado por haver fortes suspeitas de que o cheque foi roubado.

Enquanto isso, na cidade da Matola, província de Maputo, a corporação deteve três indivíduos também acusados de se apropriar de dinheiro alheio, no valor de 120 mil meticais.

Segundo Fernando Manhiça, porta-voz da PRM naquela parcela do país, os três cidadãos fazem parte de uma quadrilha de burladores que actuam na caixas automáticas, vulgos ATM.

Na sua última incursão, eles ofereceram-se para ajudar um cidadão que tinha dificuldades de levantar dinheiro nas referidas máquinas e, na altura, eles conseguiram ter acesso ao PIN do mesmo e trocaram o seu cartão por um outro. Já num outro local, eles esvaziaram a conta da vítima por via de transferências.

Um dos implicados negou o seu envolvimento mas admitiu, porém, que é ladrão de telemóveis e carteiras. Disse que actua sobremaneira em locais bastante movimentados ou com aglomeração de pessoas. Fernando Manhiça disse que foram achados 11 cartões de diferentes bancos.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 2
FracoBom