Bebé morre após nascer com intestinos fora da barriga em Quelimane
Destaques - Newsflash
Escrito por Redação  
Quarta, 12 Setembro 2018 07:14
Share/Save/Bookmark

Uma menina de apenas 16 anos de idade deu à luz, em casa, a um bebé com os intestinos fora do abdómen, na madrugada de segunda-feira (10), na cidade de Quelimane, província da Zambézia. Infelizmente, a criança morreu horas depois.

Após o parto, no bairro Floresta, a jovem mãe foi socorrida para o Centro de Saúde de Micajuine, na cidade de Quelimane, de onde foi transferida para o Hospital Central de Quelimane (HPQ), para cuidados mais aturados.

O recém-nascido deu entrada naquela unidade sanitária num estado considerado crítico, o que segundo os médicos foi agravado pelo facto de a parturiente não ter tido adequado durante a gravidez.

O médico de clinica geral no HPQ, Ernesto Zaqueu, explicou à imprensa que a vítima nasceu com má formação congénita por conta da abertura da cavidade umbilical.

O bebé perdeu a vida “10 horas depois” de vir ao mundo quando se espera que os intestinos retraíssem para dentro do barriga, disse Zaqueu.

De acordo com ele, trata-se um problema originado por vários factores, tais como gravidez fora da idade prevista para tal, consumo excessivo de bebidas alcóolicas e outras drogas, a ingestão da aspirina durante a gravidez.

A doença chama-se gastrosquise e é cada vez mais comuns no mundo, mas em Moçambique, concretamente em Quelimane, não passa de um insólito.

Aliás, para países como Moçambique, onde milhares de mulheres engravidam ainda na adolescência, aconselha-se que se evite esta situação no sentido de serem menos propensos à doença.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom