Autarquicas 2018: computadores nos postos de votação para consulta dos eleitores sem cartão
Destaques - Newsflash
Escrito por Emildo Sambo  
Segunda, 08 Outubro 2018 07:41
Share/Save/Bookmark

Nas eleições desta quarta-feira (10), os cidadãos que, eventualmente, tenham perdido os seus cartões, poderão saber em que mesas vão votar usando os computadores que serão colocados em todos os postos de votação com três ou mais mesas, garantiu a Comissão Nacional de Eleições (CNE). Salientou que a medida visa assegurar que nenhum eleitor inscrito seja impedido de votar.

Os computadores em causa não estarão dentro da sala de votação, mas algures no perímetro da assembleia de voto, segundo o presidente da CNE, Abdul Carimo. Ele explicou ainda que a iniciativa foi testada com sucesso na segunda volta da última eleição intercalar no município de Nampula e tornou a votação muito célere, pese embora o receio de alguns partidos políticos.

De acordo com Carimo, a lei determina que as mesas de votos devem dispor de réplicas para efeitos de consulta de nomes dos eleitores, mas não está claro de que tipo de réplica se trata. “Por isso, não é ilegal o uso de computadores” para a referida finalidade.

Na eleição intercalar de Nampula, o processo de votação da primeira volta “foi organizado de forma atabalhoada”, em parte porque os membros das mesas de voto não tiveram formação adequada, disse a fonte.

“Muitos eleitorais não puderam votar” porque, supostamente, os seus nomes não constavam dos cadernos eleitorais.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom