Livro escolar para o ano lectivo 2019 já está em alguns distritos de Moçambique
Destaques - Newsflash
Escrito por Emildo Sambo  
Sexta, 07 Dezembro 2018 07:53
Share/Save/Bookmark

Os distritos de Morrumbala, Mopeia, Nicoadala e Chinde, na província da Zambézia, e Massinga e Zavala, em Inhambane, já dispõem do livro de distribuição gratuita para o ano lectivo escolar 2019, garantiu esta quinta-feira (06) o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH).

A informação foi tornada pública pelo porta-voz daquela instituição do Estado, Manuel Simbine, numa conferência de imprensa em Maputo.

Ele explicou que a alocação visa assegurar que os locais de difícil acesso tenham o referido material didático antes dos constrangimentos decorrentes da chuva e de outras intempéries nesta época chuvosa, que se prolonga até Março próximo.

Foram adquiridos 14.778.363 livros para o ensino primário, sendo 14.341.863 para os alunos de 1a. a 7a. classes, 274.500 manuais e 162.000 guiões de professores.

Manuel Simbine afirmou ainda que para a 3a. classe, que a partir do próximo ano será ministrada com num novo currículo, foram comprados mais de 2.129.000 livros. Os manuais usados de há anos até 2018 caíram em desuso.

Num outro desenvolvimento, a fonte esclareceu que de 4a. a 7a. classes haverá reposição de 40% dos livros usados estes ano. “Está em processo a reimpressão de livros em 16 línguas moçambicanas para o ensino bilingue em 2019 e a transcrição e impressão de dos livros da 2a. classe em grafia braile”, explicou Simbine.

A distribuição dos materiais em alusão iniciou em Novembro e a aquisição custou cerca de 25 milhões de dólares norte-americanos. No ano lectivo prestes a findar, o sector comprou mais de 13 de livros, dos quais cinco milhões da 1a. e 2a. classes.

Ademais, o MINEDH anunciou, este ano, que a partir de 2019 vai introduzir um sistema de inventário do livro escolar de distribuição gratuita, visando controlar a sua alocação em diferentes escolas do país. A finalidade é contornar os desvios do material, um problema com o qual o ministério está a braços.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 1
FracoBom