Mau tempo no Canal de Moçambique origina chuvas fortes em Inhambane, Gaza e Manica
Destaques - Newsflash
Escrito por INAM  
Segunda, 14 Janeiro 2019 11:43
Share/Save/Bookmark

O Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) prevê a ocorrência de chuvas fortes a muito fortes (que podem superar 100 milímetros em 24 horas), acompanhadas de trovoadas a partir desta terça-feira(15) no Canal de Moçambique e nas províncias de Inhambane, Gaza e Manica.

De acordo com o INAM este estado do tempo resulta de um sistema de baixas pressões que está a sul do canal de Moçambique porém deslocando se em direção a costa da província de Inhambane.

As chuvas muito fortes poderão se fazer sentir, principalmente, nos distritos de Zavala, Inharrime, Homoine, Jangamo, Morrumbene, Massinga, Funhalouro, Vilankulo, Inhassoro, Mabote, Govuro e Cidades de Maxixe e Inhambane, da província de Inhambane, Chibuto, Guija, Mabalane, Chicualacuala, Massangena e Chigubo da província de Gaza e Machaze, Mossurize e Sussundenga na província de Manica, nas próximas 48 horas.

A província de Maputo e sul de Gaza poderão registar chuvas moderadas a fortes (30 a 50 milímetros em 24 horas), acompanhadas de trovoadas durante o mesmo período.

Entretanto para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula o Instituto de Meteorologia prevê céu geralmente muito nublado. Ocorrência de aguaceiros com trovoadas e chuvas fracas, localmente moderadas a fortes na província de Niassa. Vento de noroeste a nordeste, fraco a moderado, podendo soprar com rajadas.

Nas províncias de Tete, Zambézia e Sofala céu pouco nublado localmente muito nublado. Aguaceiros com trovoadas e chuvas fracas a moderadas. Vento de noroeste a nordeste, fraco a moderado, soprando com rajadas.

Eis as temperaturas previstas:

Cidade

Tempo

Máx ºC

Mín ºC

Maputo

36

27


Xai-Xai

34

26

Inhambane

30

26

Vilankulo

30

26

Beira

33

26

Chimoio

30

20

Tete

33

23

Quelimane

35

23

Nampula

34

23

Pemba

33

25

Lichinga

25

16

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Segunda, 14 Janeiro 2019 17:37
 
Avaliação: / 0
FracoBom