Niassa, Cabo Delgado e Nampula vão continuar sob chuvas nesta 4º feira; Ciclone IDAI mais próximo do Centro
Destaques - Newsflash
Escrito por INAM  
Terça, 12 Março 2019 16:21
Share/Save/Bookmark

CopernicusEUO Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê também a continuação de ocorrência de chuvas moderadas a fortes ( 30 a 50 mm/24h), acompanhadas de trovoadas severas e ventos fortes (acima de 70 km/h) a norte das províncias de Niassa e Cabo Delgado e faixa costeira das províncias de Nampula e Cabo Delgado. Paralelamente está cada vez mais próximo do Centro de Moçambique o Ciclone tropical Intenso IDAI, agora de categoria 4, que deverá agravar as chuvas e ventos que caem há mais de uma semana e irá fustigar principalmente os distritos de Chinde, Luabo, Inhassuge, Mopeia, Nicoadala, Maquival, Mocubela, Mulevala, Milange, Dere, Morrumala, Mocuba e Cidade de Quelimane (na província da Zambézia) e todos os distritos da província de Sofala.

Para as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo o INAM prevê céu pouco nublado com períodos de muito nublado. Possibilidade de ocorrência de aguaceiros ou chuvas fracas locais, principalmente ao longo da faixa costeira. Vento de sueste a sudoeste fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas ao longo da faixa costeira.

Entretanto a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos prognostica a subida dos níveis nas bacias do Búzi em Dombe e Goonda, podendo atingir o alerta, condicionando a travessia por batelão entre as localidades de Guara-guara e Bândua; Púngoè em Mafambisse e Metuchira, podendo condicionar a transitabilidade entre as localidades de Têxtil e Lomaco, devido a subida do caudal do rio Metuchira; Zambeze em Caia e Mutarara, acima do alerta. Igualmente, nas estações de Megaza e Marromeu, o nivel poderá atingir o alerta, inundando áreas adjacentes ao rio, no baixo Zambeze. Licungo em Mocuba, poderá registar subida do nível podendo atingir, novamente, o alerta, inundando o baixo Licungo. A bacia do Rovuma em Congerenge poderá registar oscilações dos níveis, com tendência a baixar, mantendo-se acima do alerta.

Devido as chuvas que deverão cair nas próximas 72 horas a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos prevê a possibilidade de inundações urbanas para as cidades da Beira nos bairros: Ndunda, Manga Mascarrenha, Vaz, Munhava, Macurrungo, Chipangara, Chaimite (Praia Nova), Maraza, Pioneiros, Matacuane, Mananga, Chota, Muhave, Esturo, Matador, Vila Massane, Maganza, Inhamizua, Chingussura, Nhaconjo, Pontagea e Macuti; Quelimane nos bairros: Aeroporto, Santuagua, Cança, Samugue, Manhaua, Brandão, Mincajuine, Sampene, 3 de Fevereiro, Coalane e Cidade de Dondo. Igualmente, prevê-se risco moderado de erosão para a cidade de Chimoio.

Eis as temperaturas previstas:

Cidade

Tempo

Máx ºC

Mín ºC

Maputo

35

24

Xai-Xai

30

23

Inhambane

31

25

Vilankulo

30

23

Beira

31

25

Chimoio

28

17

Tete

35

23

Quelimane

31

24

Nampula

29

22

Pemba

28

24

Lichinga

27

15

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Terça, 12 Março 2019 19:53
 
Avaliação: / 2
FracoBom