Reclusos morrem em tumulto numa penitenciária no Norte de Moçambique
Destaques - Newsflash
Escrito por Redação  
Quarta, 07 Agosto 2019 21:29
Share/Save/Bookmark

Três reclusos que estavam detidos na penitenciária regional Norte, na Cidade de Nampula, foram mortos a tiro durante um tumulto ocorrido durante a manhã desta quarta-feira (07) que além de danos materiais deixou outros sete presos gravemente feridos.

Ao que tudo indica o alvoroço teve início durante uma revista de rotina numa cela onde estavam os mais perigosos cadastrados da penitenciária, “um deles portava uma granada de fumo que durante o trabalho acabou caindo no pavilhão, isso criou uma agitação. Os internos com uma força que tiveram abriram as portas e, por causa dos comportamentos que aqui não podemos mencionar, acabaram saindo e iam abrindo os outros pavilhões” disse a jornalistas o director do estabelecimento Álvaro Arnaça.

Durante o tumulto os reclusos, mais de 1700, destruíram várias infra-estruturas da Administração da penitenciária regional Norte, vandalizaram outras e chegaram a incendiar alguns locais.

Arnaça explicou que “como forma de baixarmos os ânimos entramos com a força, com essa força que aplicamos ao entrar houveram sete feridos (entre os reclusos)”.

O director da prisão revelou ainda que para controlar a situação, além dos agentes penitenciários, “porque a situação não era das melhores, solicitamos os nossos colegas da UIR, o quartel militar e os bombeiros”.

Fonte do Hospital Central de Nampula confirmou que três reclusos entraram sem vida, vítimas de baleamento, outros sete feridos com alguma gravidade e ainda dois agentes da autoridade foram assistidos e receberam alta.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Quinta, 08 Agosto 2019 07:17
 
Avaliação: / 0
FracoBom