“Ambali” poderá ser o primeiro ciclone desta Época Chuvosa em Moçambique
Destaques - Newsflash
Escrito por Redação  
Quinta, 28 Novembro 2019 22:34
Share/Save/Bookmark

A formação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Oceano Índico colocou os meteorologistas em alerta com a possibilidade de evolução para o nível de Tempestade Tropical Moderada, batizada provisoriamente de “Ambali”, que a acontecer será a primeira nesta Época Chuvosa em Moçambique.

Em comunicado o Instituto Nacional de Meteorologia informa que “está em formação um sistema de baixa pressão atmosférica, a 5° de latitude Sul e 52° de longitude Este, no Oceano Índico a norte de Madagáscar. De acordo com as condições atmosféricas actuais, prevalece a possibilidade do mesmo sistema evoluir e atingir o nível de Tempestade Tropical Moderada”.

Embora exista ainda “grande incerteza em relação a sua trajetória” os meteorologista aventam a possibilidade da Tempestade Tropical Moderada baptizada provisoriamente de “Ambali” entrar no território moçambicano no próximo dia 2 pela Província de Cabo Delgado e aí poderá evoluir para Tempestade Tropical Severa fustigando também a Província de Nampula no dia 4.

Entretanto subiram para nove os óbitos durante a época chuvosa com o falecimento de mais três cidadãos durante o fim-de-semana na Província da Zambézia. Uma cidadã e a sua filha de 4 anos de idade foram vitimadas pela queda de um raio no Distritos de Pebane, outra vítima mortal de uma descarga eléctrica foi registada no Distrito de Nicoadala.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Sábado, 30 Novembro 2019 10:15
 
Avaliação: / 0
FracoBom