12 traficantes estrangeiros detidos com 1,5 ton de heroína no Norte de Moçambique
Destaques - Newsflash
Escrito por Redação  
Quarta, 18 Dezembro 2019 21:16
Share/Save/Bookmark

As autoridades prenderam no passado sábado (14) na costa da Província de Cabo Delgado 12 cidadãos estrangeiros que tentavam introduzir em Moçambique 1,5 toneladas de heroína.

“Apercebemo-nos da aproximação de um barco que transportava carga proibida, droga do tipo heroína. Fizemo-nos ao mar para enfrentar esse mal e os criminosos incendiaram o barco. Capturamos 12 traficantes com cerca de um tonelada e meia de droga” disse a jornalistas nesta quarta-feira o director do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), Domingos Jofane.

A fonte acrescentou que quando se aperceberam da presença das autoridades os traficantes atearam fogo a embarcação e saltaram para o mar tendo sido detidos 12 dos 15 elementos.

De acordo com o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC) Moçambique é um dos interpostos da droga produzida no Afegasnitão para a África do Sul e Europa através da chamada Rota do Paquistão.

Um estudo do Centro de Integridade Pública estimou que todos os anos são movimentados entre 10 e 40 toneladas de heroína através de Moçambique, a droga que tem um valor de exportação de 20 milhões de dólares por tonelada “é provavelmente o maior, ou o segundo maior, produto exportado, logo a seguir ao carvão”.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Quarta, 18 Dezembro 2019 22:14
 
Avaliação: / 0
FracoBom