Continuação de chuvas aumenta escoamento nas bacias hidrográficas do Centro e Norte
Destaques - Newsflash
Escrito por INAM  
Segunda, 13 Janeiro 2020 18:52
Share/Save/Bookmark

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) revê a continuação de trovoadas e aguaceiros ou chuvas fracas a moderadas localmente fortes no Centro e Norte de Moçambique nesta terça-feira (14). Face às previsões meteorológicas e a situação hidrológica prevalecente a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos prevê o "incremento do volume de escoamento nas bacias do Búzi, Púngoè, Zambeze, Megaruma, Montepuez e Rovuma. A bacia do Messalo em Nairoto poderá manter-se acima do nível alerta, condicionando a circulação rodoviária entre as localidades de Mirate e Nairoto".

A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos alerta ainda que "na bacia do Púngoè poderá manter-se condicionada a circulação rodoviária entre as localidades de Lomaco e Têxtil. As bacias do Licungo em Mocuba e Ligonha em Moma poderão atingir o alerta sem impactos significativos. Igualmente, prevê-se a prevalência do cenário de inundações para a cidade da Beira nos bairros (Vaz, Ndunda, Mungasse, Manga Mascarenha e Manganhe) e erosão para as cidades de Chimoio e Tete".

Entretanto o INAM prevê para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula céu geralmente muito nublado. Trovoadas e aguaceiros ou chuvas fracas a moderadas localmente fortes. Vento de nordeste a leste fraco a moderado soprando, por vezes, com rajadas.

Nas províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala céu geralmente muito nublado. Trovoadas e aguaceiros ou chuvas fracas a moderadas localmente fortes. Vento de sudoeste a sueste fraco a moderado soprando, por vezes, com rajadas.

Para as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo o INAM prevê tempo quente e húmido com o céu pouco nublado temporariamente muito nublado. Trovoadas e aguaceiros ou chuvas fracas. Vento de sueste fraco a moderado soprando, por vezes, com rajadas.

Eis as temperaturas previstas:

Cidade

Tempo

Máx ºC

Mín ºC

Maputo

31

24

Xai-Xai

32

25

Inhambane

33

26

Vilankulo

33

24

Beira

29

24

Chimoio

25

21

Tete

33

24

Quelimane

31

26

Nampula

29

23

Pemba

32

24

Lichinga

25

16

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Segunda, 13 Janeiro 2020 19:23
 
Avaliação: / 0
FracoBom