Bacia do Búzi transbordou e chuva intensa vai continuar no Centro de Moçambique
Destaques - Newsflash
Escrito por Redação  
Quarta, 12 Fevereiro 2020 13:42
Share/Save/Bookmark

Direcção Nacional de Gestão de Recursos HídricosNas últimas 24 horas foi registada muita precipitação no Centro de Moçambique particularmente na Bacia hidrográfica do rio Púngoè (Fronteira 284.3milímetros, Vanduzi 254.3mm, Maringue Vila sede 228.0mm e Gondola 155.8mm) no entanto ainda está abaixo do alerta. Contudo na Bacia do Búzi o nível de alerta foi ultrapassado em Dombe e Goonda, 4,50m e 2.17 metros, respectivamente, condicionada a transitabilidade entre Dombe - Espungabera, Dombe - Sussundenga e Dombe - Goonda.

Direcção Nacional de Gestão de Recursos HídricosAs inundações devem aumentar pois o Instituto Nacional de Meteorologia prevê a continuação de ocorrência chuvas fortes (mais de 50 milímetros em 24 horas) localmente muito fortes (mais de 100 milímetros em 24 horas), que podem ser acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas nas províncias de Sofala (nos distritos de Chemba, Caia, Maringue, Marromeu, Cheringoma e Gorongoza); Manica (nos distritos de Machaze, Mossurize, Sussudenga, Macate, Gondola, Manica, Vanduzi, Barué, Macossa, Tambara, Guro e cidade de Chimoio); e também na Província de Tete (principalmente nos distritos de Changara, Cahora Bassa, Magoe, Marara, Doa, Mutarara, Moatize, Chiuta, Tsangano, Macanga, Chifunde Marávia e cidade de Tete).

Face às previsões meteorológicas e a situação hidrológica prevalecente a Direcção Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos prevê que nas próximas 72 horas vai aumentar o volume de escoamento na Bacia do Búzi, "causando inundações na vila de Búzi, localidades de Bândua, Grudja, Guara-guara e Estaquinha. Na bacia do Púngoè, igualmente, prevê-se incremento do volume de escoamento, causando inundações no distrito de Nhamatanda (Lamego, Chirassicua, Muda Mufo), e condicionando a transitabilidade entre as localidades de Lamego - Bebedo e Tica-Búzi e prevalência do cenário de inundações urbanas na cidade de Chimoio".

Entretanto o INAM prevê nas províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula céu geralmente muito nublado. Aguaceiros com trovoadas ou chuvas fracas localmente moderadas a forte no interior de Niassa. Vento de noroeste a nordeste fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas.

Para as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo o INAM prevê céu pouco nublado localmente nublado. Chuvas fracas em Inhambane e a norte de Gaza. Vento de sueste a nordeste fraco a moderado.

Eis as temperaturas previstas:


Cidade

Tempo

Máx ºC

Mín ºC

Maputo

31

22

Xai-Xai

30

24

Inhambane

33

25

Vilankulo

31

24

Beira

31

25

Chimoio

27

20

Tete

31

25

Quelimane

32

24

Nampula

32

23

Pemba

31

24

Lichinga

24

16

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Quarta, 12 Fevereiro 2020 17:07
 
Avaliação: / 0
FracoBom