Mamparra of the Week
Escrito por Luís Nhachote  
Quinta, 14 Agosto 2014 10:13
Share/Save/Bookmark

Meninas e Meninos, Senhoras e Senhores, Avôs e Avós

Os mamparras desta semana são os gestores do topo da empresa Eletricidade de Moçambique (EDM) que, no auge da crise que diz respeito ao fornecimento de energia eléctrica, agora encontraram um bode expiatório: os fenómenos naturais.

A falta de energia que se têm verificado de forma sistemática nos últimos dias, nas principais cidades do país, é, na óptica daqueles gestores, culpa da natureza!!

Era só o que faltava para que o quadro dos mamparras não ficasse vazio.

As explicações técnicas fornecidas pelos gestores da EDM indicam que os problemas dos apagões derivam do “comportamento de tensão” que desvia a corrente do seu curso normal para a terra.

É a partir daí que a natureza se torna “culpada” na perspectiva dos gestores do topo da EDM, alegadamente porque os isoladores de corrente eléctrica estão completamente empoeirados.

Coube a um tal Justino Vuca, quadro da EDM, tentar explicar que a corrente que circula através dos cabos isolados foi desviada do seu curso normal para o chão.

Terá sido nesse processo que houve um curto-circuito que resultou num apagão geral no sul do país, que depende em larga escala da subestação de Infulene.

De acordo com o quadro da EDM, trata-se de um problema que a qualquer momento pode repetir-se. Vuca disse à Imprensa que, neste momento, “Moçambique não tem especialistas para a limpeza de isoladores” . Ou seja, a sua limpeza, para já, implicaria desligar a energia por um período mais prolongado ou que seja feita de forma faseada. Mas, de qualquer forma, terá que se desligar a corrente num dos transformadores, justificou-se.

Se Moçambique não tem especialistas para efectuarem tal limpeza, de que estão à espera os cérebros da EDM?

Estão os gestores do topo da EDM à espera que o país fique totalmente às escuras nas próximas cacimbadas e culpem a mãe natureza?

É o cúmulo da arrogância a passear, sem freios, a sua classe.

E porque é que toda a mamparrice da parte dos gestores do topo do EDM acontece?

Acontece porque no lugar de servirem devidamente o público, eles esquecem-se de que foram nomeados para as posições cimeiras daquela empresa, para além das regalias inerentes, resolverem os problemas dos seus verdadeiros patrões, os consumidores.

Alguém tem que pôr um travão neste tipo de mamparices.

Mamparras, mamparras, mamparras.

Até para a semana, juizinho e bom fim-de-semana!

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Quinta, 14 Agosto 2014 18:21
 
Avaliação: / 2
FracoBom