Escrito por Redação   
Quinta, 20 Julho 2017 08:25

De um tempo para cá, a juventude mundial, em concreto a moçambicana, vem passando por transformações de vária ordem, das quais algumas são benéficas e outras nem nos sonhos. As referidas transformações têm lugar num período da História da humanidade em que se respira o ar da nova era, "a era das novas tecnologias". Esta era, que significa um grande avanço para a humanidade no que concerne às invenções tecnológicas, é caracterizada pela facilidade e eficiência na obtenção de serviços que abrangem a educação, a saúde, o lazer, o entretenimento, dentre outros.

 
Escrito por Redação   
Terça, 18 Julho 2017 10:30

A minha breve reflexão é em resposta a uma pergunta formulada pelo jornal @verdade, sobre uma avaliação da primeira metade de governação de S. Excia Presidente da República de Moçambique, o Engº. Filipe Jacinto Nyusi. De certo que uma avaliação é feita no final de algum período de desenvolvimento de uma actividade, tal que somos avaliados anualmente como profissionais, ou nas escolas ao final de certa matéria, nas nossas vidas como humanos a desenvolver, etc.

 
Escrito por Redação   
Quinta, 13 Julho 2017 07:52

Os acontecimentos que caracterizam os nossos tempos, em todos os cantos do mundo, têm deixado claro o quão somos uma espécie de (des)contínuas tradições e contínuas contradições. Assaltado por tais acontecimentos tenho ensaiado explicações sem tento que ao cabo de tudo se têm revelado meras divagações. Uma delas é a que me proponho partilhar nesta breve reflexão semanal, numa tentativa que espero ser bem sucedida de pequena fuga das politiquices da minha nação.

 
Escrito por Justiça Ambiental   
Quarta, 12 Julho 2017 07:47

Nos últimos dias, em Moçambique e não só, ouvimos vários dos nossos governantes reproduzir fielmente em seus altifalantes o mesmo discurso sobre as suas certezas quanto à resolução de quase todos os problemas do país, em virtude dos negócios fechados no sector de exploração de Gás natural – o garante do desenvolvimento, segundo eles, a amputação ambiental da Bacia do Rovuma, dizemos nós. Estas negociatas fazem-se acompanhar por um slogan político que levanta várias questões: “Moçambique está de volta.”

 
Escrito por Redação   
Terça, 11 Julho 2017 07:32

Sou uma linda moça. Moça de cabelos cintilantes, pele doce, curvas macias, lábios de seda, seios avultados que lembram duas papaias beijando o útero da terra. Ando alheada de mim que às vezes esqueço o meu próprio nome, razão pela qual, alguns já me atribuíram alcunhas como: Pérola dos Indícios, Pátria animada, etc.

 
Escrito por Redação   
Quarta, 05 Julho 2017 07:58

O processo de tomada de decisões numa nação que se intitula democrática é feito por todos os cidadãos, e nós desde lado participamos através da opinião crítica, seja para dar nota positiva ou negativa, sempre que as condições o propiciarem. Proponho-me neste pequeno texto a reflectir a retirada das FDS em Gorongosa.

Actualizado em Quarta, 05 Julho 2017 09:18
 
Escrito por Redação   
Terça, 04 Julho 2017 07:44

O governo comunicou recentemente as subidas que irão sofrer os salários. No que diz respeito ao Aparelho de Estado e Função Pública houve uma primeira informação que se referia a uma subida de 21,5% para no dia seguinte se informar que tal percentagem de incremento se aplicava apenas aqueles que recebem o salário mínimo, recebendo os restantes trabalhadores do Estado apenas um aumento de 500 (quinhentos) meticais.

Eu gostava de saber o que pensa a ministra da Saúde quanto ao impacto desta subida salarial no desempenho dos médicos, enfermeiros e outros técnicos do sector da Saúde, tendo em conta a taxa de inflação.

Gostava de saber, também, o que pensa a ministra da Educação quanto ao impacto desta subida salarial no desempenho dos professores e outro pessoal técnico do sector, face à inflação.

Diz o Governo, quando anuncia esta subida salarial, que é aquilo que é possível.

Actualizado em Terça, 04 Julho 2017 08:10
 
Início Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte Final

Pág. 1 de 29