Escrito por Redação   
Quinta, 12 Abril 2018 07:31

Nos últimos anos a China vem se tornando num dos maiores investidores do continente africano e parece que irá continuar assim durante algum tempo. A lógica de investimento chinês em África é sem condicionalismos políticos diferenciando desta forma do principal doador, os EUA que colocam pela frente o combate à corrupção, os direitos humanos, a boa governação como um dos principais factores para ajuda ao desenvolvimento.

 
Escrito por Redação   
Quarta, 11 Abril 2018 07:16

Eu prometi para mim mesmo que não queria mais escrever nada que tivesse a ver com a política e os políticos, nada a ver com o estado de direito com justiça inoperante. Prometi que não iria falar da condenação de Lula da Silva no Brasil, do julgamento de Jacob Zuma na África do Sul.

 
Escrito por Pa kwecha   
Quinta, 05 Abril 2018 07:38

No mês de Dezembro de 2014, o Governo moçambicano aprovou a construção de duas barragens, com relativa central hidroeléctrica, ao longo do rio Zambeze, nomeadamente Chemba I e Chemba II, com capacidade de gerar 1000 Megawatts. Trata-se de um projecto público-privado orçado em 2,55 biliões de dólares norte-americanos, com a participação do Estado através da EDM (12,5%) e do sector privado através duma empresa chinesa (87,5%).

 
Escrito por Redação   
Quarta, 04 Abril 2018 07:24

O suicídio é um facto social antigo e tornou se uma patologia social de ordem pública que não só depende da influência individual, mas também da própria sociedade. Segundo Durkheim (2014), o suicídio é todo o caso de morte que resulte directa ou indiretamente de um ato positivo ou negativo, realizado pela própria vítima e que esta previa esse resultado “morte”.

 
Escrito por Observatório do Meio Rural   
Quinta, 29 Março 2018 07:21

A mandioca foi trazida para Moçambique por volta do século XVIII, oriunda das regiões tropicais da América Latina. No entanto, foi em meados do século XX, numa altura em que se expandia o fomento de culturas não-alimentares e de produção obrigatória, que o cultivo de mandioca adquiriu particular importância para a segurança alimentar das populações rurais.

Actualizado em Quinta, 29 Março 2018 14:33
 
Escrito por Redação   
Quinta, 22 Março 2018 07:12

Os dias 24 de Janeiro e 14 de Marco de 2018 foram, para mim, dias marcantes na história da democracia moçambicana. São intervalos muito próximos mas deixaram lições muito importantes para todos os intervenientes. É sabido de antemão que, pela experiência, a Frelimo não sobrevive numa eleição intercalar, onde todas as atenções dos partidos da oposição e da sociedade civil convergem.

 
Escrito por Observatório do Meio Rural   
Terça, 20 Março 2018 07:26

Este Destaque Rural tem por objectivo estudar a implementação da Matanuska e seus efeitos sobre a pequena produção. A presente análise assenta na recolha de dados primários, obtidos em 2017, a partir de 160 inquéritos aos pequenos produtores e entrevistas aos diferentes indivíduos e instituições ligadas ao tema em análise. Na fase final da conclusão deste trabalho, a empresa Matanuska Moçambique, iniciou um processo de encerramento, o que é referido na parte final deste texto, o referido resulta de informações directas dos responsáveis da empresa.

 
Início Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte Final

Pág. 1 de 35