Escrito por Redação   
Terça, 23 Maio 2017 07:52

Neste acto rotineiro de ver e revelar as vicissitudes das quais se apruma o desenvolvimento do nosso país, que me parece elegante chamá-lo "Reflectir Moçambique", tenho me deparado com a situação subjacente ao título em epígrafe, que pela intensidade com a qual se tem verificado acredito ser do domínio público.

 
Escrito por Redação   
Quarta, 17 Maio 2017 07:16

Não sei se assim sempre foi, mas o que me tem constado é que vivemos num mundo onde as circunstâncias subjectivas determinam as palavras e as acções de cada indivíduo, e com isso fomos e continuamos sendo impelidos a nutrir certa desconfiança por cada dinamismo com o qual dada realidade se nos apresenta. Feliz ou infelizmente, por não ter sido excluído do mundo em causa, a minha consciência me tem obrigado a desconfiar, de uma forma geral, das acções de indivíduos que fazem parte do dia-a-dia da sociedade na qual vivo.

 
Escrito por Redação   
Terça, 16 Maio 2017 07:36

A semana passada iniciou com a (re) abertura do debate já há muito discutido sobre a qualidade dos graduados pelas Instituições de Ensino Superior (IES’s) em Moçambique, desta feita moderada de forma parcimoniosa pela Ordem dos Médicos de Moçambique (OrMM).

Encontramos um forte e prevalecente ruído na opinião pública, embora quase sempre desprovida de uma análise qualitativa e quantitativa, mas sim intuitivas e preconceituosas, de que as IES’s estão tão massificado no pais e o mercado de trabalho não tem correspondido a demanda daquela com relação a oferta de graduados.

 
Escrito por Redação   
Quinta, 11 Maio 2017 07:24

Resposta do Observatório do Meio Rural (OMR) relativo à entrevista do Director Nacional do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA) ao jornal @ Verdade de 9 de Maio de 2017, sobre o texto O MITO DOS EXCEDENTES DA PRODUÇÃO DE MILHO publicado no Destaque Rural Nº. 20 de Abril de 2017 http://omrmz.org/omrweb/publicacoes/dr-20/.

A Direcção do OMR reafirma na íntegra o estudo realizado pela sua pesquisadora Máriam Abbas (jovem investigadora, nas palavras do representante do MASA), e o OMR acrescenta, licenciada, mestre e doutoranda em economia, com mais de 7 anos de experiência em investigação em políticas públicas relacionadas com a agricultura e o meio rural.

 
Escrito por Redação   
Quarta, 10 Maio 2017 08:03

Dialogar é negociar, é estar disposto a ceder. É aceitar 75% ou mesmo 50% quando poderia levar a totalidade dos 100%. Este meu raciocínio surge a propósito do recente discurso do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, proferido no dia 4 de Maio corrente e que, dentre várias coisas, afirmou que o partido por si liderado já não considera prioritária a sua exigência de governar nas seis províncias onde alega ter ganho no escrutínio passado.

 
Escrito por Redação   
Terça, 09 Maio 2017 07:36

Em momentos de tensão, como os que continuamente se vivem na pátria mãe, todos presumíveis bons filhos acordam e dormem com os olhos virados a ela. Não que fazer isto me torne necessariamente bom filho. No entanto, assumo, faz-me viver e sentir o equivalente ao que quem nela está.

 
Escrito por Redação   
Quarta, 03 Maio 2017 07:26

Escrevo esta carta ao Presidente da República de Moçambique expectante que ela possa circular em diferentes meios e plataformas de comunicação social, inclusas as conversas de “boca em boca” e, mesmo tarde tenha acesso e/ou conhecimento da sua existência por meios formais e/ou informais. Antes de aprofundar o que suponho ser essência e existência desta minha “missiva” chamo um ponto de ordem para manifestar a minha impossibilidade de continuar a tratá-lo de Excia ou Senhor, pois, sendo membro da FRELIMO sénior a nível do meu Distrito, aprendi que devemo-nos é tratar de camaradas quando Falamos “entre nós”. Eis que lá vou chamando da mesma maneira ao longo da letra.

 
Início Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte Final

Pág. 1 de 27