Xiconhoca
Escrito por Redação  
Sexta, 28 Setembro 2018 07:38
Share/Save/Bookmark

Os nossos leitores elegeram as seguintes Xiconhoquices na semana finda:

Preço alto dos combustíveis para os mais pobres

A incompetência do Governo da Frelimo vê-se nas suas políticas que de modo algo estão viradas para o bem-estar dos moçambicanos. Aliás, Governo de turno, através das políticas ineficazes e sem nenhum senso de humanidade, tem estado a criar cada vez mais assimetrias entre Maputo e o Moçambique. Uma dessas sitações tem a ver com o custo dos combustíveis. Após vários anos a subsidiar o preço que em grande medida só beneficiou aos citadinos de Maputo e arredores, a gasolina e o gasóleo são cerca de 15 por cento mais caros na província mais pobre do nosso país, Niassa. Ou seja, as populações que vivem nas zonas mais recônditas, em situações de grandes privações, são obrigados a pagar mais alto pelos produtos. Isso, sem sombras de dúvidas, demonstra o alto de nível de Xiconhoquice do Governo da Frelimo.

Governo não presta informação a ONU

Não é apenas ao povo que o Governo da Frelimo não presta informação. Desde Abril que Relatores independentes das Nações Unidas sobre direitos humanos ao Governo moçambicano pediram esclarecimentos sobre os atentados contra os comentadores de política Ericino de Salema e Jaime Macuane, sequestrados e severamente espancados, ainda sobre outros ataques e assassínios por motivos políticos, incluindo de Gilles Cistac, mas até hoje não se sabe quem protagonizou tais actos. O Executivo de Filipe Nyusi simplesmente ignorou o pedido formal dos mandatários das Nações Unidas confirmando a impressão do seu envolvido nesses actos macabros.

Discurso de Nyusi na ONU

Discursando pela terceira vez numa Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o Presidente da República, Filipe Nyusi, num claro acto de demonstração da sua megalomania, reclamou para si o mérito pela paz que se vive em Moçambique. Nyusi encheu a boca para dizer que o país deve a ele a paz que os mombicanos usufruem hoje em dia. Além disso, Nyusi mentiu em relação às políticas que tem implementado, afirmando que tem o seu Governo tem priorizado Agricultura, combatido a corrupção e tem-se esforçado para incrementar o acesso aos serviços básicos de Saúde, Educação, Água e Saneamento para toda a população. O discurso demonstrou, de certo modo, o quão o Chefe de Estado anda com os seus sentidos embotados.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Sábado, 29 Setembro 2018 07:02
 
Avaliação: / 0
FracoBom