Pergunta a Tina: tenho um filho de 12 anos que começa a sentir os primeiros apetites sexuais
Vida e Lazer - Pergunte a Tina
Escrito por Tina  
Sexta, 19 Abril 2019 21:56
Share/Save/Bookmark

Tina, tenho um filho de 12 anos que começa a sentir os primeiros apetites sexuais, esfrega-se no boneco que tem. Como devo abordar o assunto? Magnólia

Querida Magnólia, realmente a fase da puberdade traz questões que nem sempre são fáceis de abordar. O adolescente deve ser informado de que estas novas sensações agradáveis e excitantes em relação ao seu corpo são normais e irão tornar-se mais frequentes à medida que a idade avança.

Se este comportamento do menino ocorrer em público e possa eventualmente tornar-se incómodo para alguém, será preciso explicar-lhe que ele deve restringir a sua prática à sua intimidade ou apenas na presença de quem a mãe ou os pais acharem adequado.

Talvez seja esta a oportunidade para falar sobre as transformações que vão ocorrer no seu corpo, incluindo o tamanho dos órgãos genitais. Informar sobre as sensações sexuais, a ejaculação e os “sonhos molhados” que mais tarde ou mais cedo irão ser vivenciados pelo adolescente, e explicar que a masturbação é normal. Falar sobre a curiosidade sexual e sobre o acto sexual propriamente dito, realçando o seu carácter íntimo e privado.

Enfim, deixar o adolescente à vontade perante a sua sexualidade e fornecer-lhe toda a informação real, de preferência a aceitar que obtenha informação deturpada e recheada de mitos junto dos seus amiguinhos, como tantas vezes acontece com os nossos adolescentes.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom