Direcção da Saúde promove campanha para reduzir incidência de fenda labial em Nampula
Vida e Lazer - Saúde e bem Estar
Escrito por Redação Nampula  
Quarta, 23 Julho 2014 16:31
Share/Save/Bookmark

Uma campanha de tratamento de fenda labial (separação dos lábios) será desenvolvida, entre os meses de Agosto e Dezembro próximos, na província de Nampula, com vista a reduzir a incidência daquela enfermidade, no meio rural.

Fenda labial ou platina, caracterizada pela racha dos lábios, ocorre durante o processo de desenvolvimento do feto e consiste na separação, em duas partes, dos lábios das crianças, supostamente, devido aos problemas nutricionais das progenitoras. As crianças que padecem desta enfermidade enfrentam dificuldades de respiração e de comunicação oral. Preocupadas com o crescente número de casos registados no primeiro semestre e que deram entrada no Hospital Central de Nampula, as autoridades iniciaram com o processo de mobilização as comunidades para a sua activa participação na campanha.

A acção irá contar com o suporte financeiro da Smile train (sorriso de comboio), uma empresa de origem americana especializada no tratamento de fenda labial. De acordo com Jaime Alves Gomes, coordenador do projecto, nos últimos seis meses deram entrada na maior unidade sanitária do norte, um total de 24 casos de fenda labial.

Em 2013, haviam sido notificados cerca de 100 casos. Além das deficiências nutricionais, as doenças maternas, provocadas pelo consumo de drogas e bebidas alcoólicas, constituem outros factores que contribuem para o aumento progressivo de fendas labiais. A campanha de tratamento gratuito de fenda labial irá abranger crianças com idades compreendidas entre dois e 15 anos, em todos os 23 distritos daquela província.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Quarta, 23 Julho 2014 17:50
 
Avaliação: / 1
FracoBom