Mais de três mil mulheres são portadoras do vírus do SIDA em Nampula
Vida e Lazer - Saúde e bem Estar
Escrito por Redação Nampula  
Terça, 05 Agosto 2014 09:56
Share/Save/Bookmark

Dados do sector de Saúde indicam que 3.623 mulheres de diferentes faixas etárias estão infectadas com o vírus de HIV/SIDA, dos 9.125 casos testados, no primeiro semestre, na província nortenha de Nampula.

A falta de informações ligadas aos tratamentos de doenças de transmissão sexual, sobretudo nas zonas rurais, é apontada como a principal causa do elevado índice daquela enfermidade no seio daquela camada.

Carimbo Assane, técnico da área de tratamentos de infecções de transmissão sexual no Hospital Central de Nampula (HCN), disse que está em curso um programa de expansão de informações ligadas à prevenção de transmissão vertical (PTV) a nível daquela região, com vista a minimizar aquela situação.

De acordo com o nosso entrevistado, o programa conta com a colaboração de 970 parteiras tradicionais, que trabalham nas zonas rurais a nível daquela província, com vista a garantir o fluxo de informações ligadas a consultas pré-natais.

No ano passado, o Hospital Central de Nampula havia registado 7224 casos de HIV/SIDA, num universo de 280.094 testados, o que significava 4.5% de infecções e o número de mulheres abrangidas com o programa de PTV foi de 4620, a nível daquela província.

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Terça, 05 Agosto 2014 11:57
 
Avaliação: / 1
FracoBom