Health4MOZ e UniLúrio promovem campanhas de saúde bocal em Nampula
Vida e Lazer - Saúde e bem Estar
Escrito por Redação Centro/ Norte  
Quinta, 11 Setembro 2014 16:15
Share/Save/Bookmark

A associação de médicos sem-fronteiras, denominada Health4MOZ, em parceria com a Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio (UniLúrio), está, desde a última quarta-feira (10) do mês em curso, a promover campanhas de rastreio de patologias orais, através de exames e aconselhamento sobre práticas saudáveis para a prevenção de doenças, tais como a cárie dentária e gengivite, no seio da camada infantil, nas escolas da cidade de Nampula.

De acordo com Alarquia Saíde, médico-dentista da UniLúrio, o programa prevê abranger cinco escolas primárias, e um total de 500 alunos de ambos os sexos com idades compreendidas entre cinco e 10 anos vão beneficiar das campanhas.

Saíde acrescentou ainda que, além dos exames e aconselhamentos, os petizes recebem, gratuitamente, escovas de dente e pasta dentífrica. “A estratégia serve como um incentivo para os petizes beneficentes”, disse. Por seu turno, Diego Ribeiro médico-dentista, em representação da Health4Moz, destacou a necessidade de os pais e encarregados de educação passarem a controlar a alimentação diária dos seus filhos, pois, de acordo com aquele especialista, além de escovar os dentes, os petizes devem evitar consumir produtos com um teor de açúcar excessivo.

Ribeiro explicou que as doenças bocais podem ser evitadas, bastando, fora dos cuidados de higiene oral, visitar um dentista para conhecer o estado dentário de forma evitar doenças. “É deveras importante prestar a atenção na saúde bocal com vista a ter um sorriso bonito, escove sempre os dentes, no mínimo duas vezes por dia, durante dois minutos, use o fio dental e, não menos relevante, lave a língua logo após limpar os dentes com a encova e a pasta dentífrica ou mulala”, recomendou o especialista.

Refira-se que as crianças que padecem de doenças bocais consideradas graves serão submetidas aos respectivos tratamentos.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Quinta, 11 Setembro 2014 16:46
 
Avaliação: / 2
FracoBom