Doença desconhecida já matou mais de 30 crianças em Myanmar
Vida e Lazer - Saúde e bem Estar
Escrito por Agências  
Sexta, 05 Agosto 2016 09:02
Share/Save/Bookmark

Uma doença não identificada causou a morte de mais de 30 crianças em Myanmar, anunciaram esta quinta-feira as autoridades.

"Ao todo, 23 crianças morreram no distrito de Lahal e 13 em Nan Yon desde Junho, devido a esta doença desconhecida", disse Law Yon, um deputado da região de Sagaing (norte), junto da fronteira com a Índia. Os residentes são sobretudo membros das tribos de montanha 'nagas'.

A doença, que apresenta numerosos sintomas idênticos aos do sarampo, afeta especialmente as crianças com menos de cinco anos, mas alguns adultos também ficaram doentes.

O ministério da Saúde de Myanmar garantiu estar a realizar exames.

"De momento, pensamos tratar-se de um surto de sarampo ou de gripe. Mas só nos podemos pronunciar quando tivermos os resultados laboratoriais", explicou à agência noticiosa France-Presse (AFP) um responsável do ministério que pediu o anonimato.

O governo de Myanmar reformador da prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi apresentou o desenvolvimento do sistema de saúde como uma das suas prioridades.

O acesso aos cuidados de saúde, nomeadamente em zonas remotas como as onde morreram estas crianças, continua a ser muito difícil num país onde as infraestruturas estão praticamente destruídas após décadas de um regime militar.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom