Hospital Central de Maputo tem novo director-geral
Vida e Lazer - Saúde e bem Estar
Escrito por Redação  
Quarta, 14 Junho 2017 07:50
Share/Save/Bookmark

Foto de Adérito CaldeiraA maior e mais antiga unidade sanitária de Moçambique, o Hospital Central de Maputo (HCM), tem, desde esta terça-feira (13), um novo director-geral, Mouzinho Saíde, em substituição de João Fumane, falecido em Abril último, vítima de doença.

Nas vésperas do seu empossamento, Mouzinho Saíde foi exonerado do cargo de vice-ministro da Saúde, pelo Presidente, Filipe Nyusi, ora de visita oficial de três dias aos Estados Unidos da América (EUA). O novo dirigente do HCM, empossado por Nazira Abdula, ministra da Saúde, desempenhava igualmente as funções de porta-voz do Conselho de Ministros.

Mouzinho Saíde assume a nova tarefa poucos dias depois Filipe Nyusi ter visitado aquele hospital e o classificado como um museu. “É uma infra-estrutura já velha, que já deu o que tinha a dar, apesar de existirem sinais para manter o hospital a funcionar”.

“Alguns sectores foram reabilitados e têm novo equipamento. Isso é encorajador, por espelhar consciência da necessidade de se melhorar o atendimento hospitalar. Vi salas bem limpas, mas sei que a limpeza é recente”, disse o Chefe de Estado.

Num outro desenvolvimento, ele apontou outras anomalias: “há desleixo na higiene, na manutenção, na assiduidade e no próprio carinho ao doente. Há também cobranças ilícitas comprovadas. É possível acabar com estas práticas, se os gestores trabalharem no terreno”.

Nazira Abdula disse que Saíde conhece a real situação do sector e do Governo, por isso, está em melhores condições de assumir o cargo com satisfação. Ele deve valorizar os progressos alcançados por João Fumane e a sua equipa e conduzir reformas que assegurem a provisão de maiores e melhores qualidades de saúde no HCM em todo o país.

Por sua vez, Saíde mostrou-se apto a seguir o que lhe foi recomendado.

Recorde-se que além do crónico mau atendimento aos doentes o @Verdade revelou vários actos de má gestão da maior unidade sanitária de Moçambique.

Comentários   

 
0 #21 eqemihixa 04-03-2018 10:10
http://levitra-20mg-priceof.online/ - levitra-20mg-pr iceof.online.an kor pricespharmacy- canadian.online .ankor http://buy-amoxicillin-amoxil.online/
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 1
FracoBom