Inaugurada Universidade Nachingwea na Machava
CAMPUS - Soltas
Escrito por Redação  
Quinta, 12 Setembro 2013 07:58
Share/Save/Bookmark

Foi inaugurada pelo Presidente Armando Gubuza, nesta quarta-feira (11), a Universidade Nachingwea (UNA), uma instituição privada de ensino superior criada pelo partido Frelimo, com sede provisória no bairro da Machava, no município da Matola.

A UNA iniciou as suas actividades este ano e conta com 140 estudantes, dos quais 69 do sexo feminino, distribuídos pelas faculdades de Ciências Políticas e Administração, Economia e Informática, Ciências Jurídicas e Ciências Agrárias.

De acordo com o Reitor Luis António Covane, o crescimento da UNA revelar-se-á através da criação de delegações, institutos, escolas superiores, faculdades e outras formas de aproximar cada vez mais as possibilidades de acesso ao ensino superior a mais cidadãos.

Na ocasião, o Presidente da República Armando Guebuza disse que a UNA deve se inspirar nos valores aprendidos em Nachingwea, na Tanzania, para servirem de base na formação técnica e científica dos moçambicanos e de todos os que lutam contra a pobreza.

Refira-se Nachingwea é o nome do centro de preparação política de guerrilheiros da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), aberto em 1965, na Tanzania, e que assumiu o papel preponderante na luta que culminou com a independência nacional proclamada em 1975.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Quinta, 12 Setembro 2013 08:14
 
Avaliação: / 3
FracoBom