Desabamento de salas deixa três mil alunos sem aulas em Namaita
CAMPUS - Soltas
Escrito por Redação  
Sexta, 06 Março 2015 07:55
Share/Save/Bookmark

Mais de três mil alunos da Escola Primária Completa de Niapala, no posto administrativo de Namaita, distrito de Rapele, estudam debaixo de árvores, devido ao desabamento de 23 salas de aula, construídas com base no material precário.

Trata-se de uma escola que lecciona da 1a à 7a classe, e os alunos são assistidos por cerca de 60 professores. Além das salas de aula, algumas residências dos pedagogos, em número de cinco, também ficaram totalmente destruídas, devido às chuvas que se fazem sentir um pouco por todo o país e naquele ponto da província, em particular.

A situação em causa arrasta-se desde o princípio de Janeiro corrente, altura em que iniciou a época chuvosa. Devido à intensidade deste fenómeno natural, algumas turmas chegam a ficar mais de uma semana sem aulas, o que poderá comprometer o cumprimento do plano e, consequentemente, influenciar os níveis de aproveitamento pedagógico.

Uma fonte da Direcção Distrital de Educação e Desenvolvimento Humano em Rapale, que falou na condição de anonimato, atribui a responsabilidade pelo desabamento das salas ao director daquele estabelecimento de ensino, que acumula o cargo de chefe da Zona de Influência Pedagógica de Niapala (ZIP), em Namaita, por não ter feito nada para evitar o pior.

O nosso interlocutor referiu que a ZIP de Niapala recebe, anualmente, 200 mil meticais, alocados ao Fundo de Apoio Directo à Escolas (ADE), sendo que uma parte deste valor poderia ser aplicada na reabilitação daquela infra-estrutura.

Actualmente, está em funcionamento um único pavilhão com um número reduzido de salas de aula, onde algumas classes são obrigadas a acumular três a quatro turmas, e os professores deslocam-se ao local apenas para justificar a sua presença.

Soubemos ainda que, devido a esta situação, a direcção do sector de Educação e Desenvolvimento Humano em Rapale está a equacionar a possibilidade de destituir o director daquela ZIP, devido à sua inoperância.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Sexta, 06 Março 2015 09:17
 
Avaliação: / 0
FracoBom