Ano lectivo de 2017 vai iniciar mais cedo, em Janeiro
CAMPUS - Soltas
Escrito por Redação  
Segunda, 29 Agosto 2016 07:39
Share/Save/Bookmark

O ano lectivo de 2017 vai arrancar a 20 de Janeiro, e não em Fevereiro como tem sido habitual, com vista a permitir a realização do quarto censo geral da população e habitação e da 13ª edição do Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, previstos para Agosto daquele ano.

Em Moçambique, a cada ano as aulas iniciam na primeira semana de Fevereiro, mas, segundo o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), no próximo ano deverão arrancar mais cedo e já estão em marcha os preparativos para o efeito.

Jorge Ferrão, ministro do pelouro, disse, no conselho coordenador da sua instituição, que o ajustamento do calendário escolar deve-se ao envolvimento de professores no Censo 2017. Perto de 80 mil docentes farão parte do processo para assumir várias funções, tais como brigadistas, monitores, digitadores.

Assim, em 2017, as aulas sofrerão uma interrupção de 17 a 20 de Agosto.

A 13ª edição do Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares terá lugar na província de Gaza. De acordo com Jorge Ferrão, além das escolas primárias e secundárias, os institutos de formação de professores no país estão ensinar obrigatoriamente a modalidade de xadrez.

Para o feito, foram adquiridos 200 relógios, 12 mil manuais, 10 tabuleiros de mesa, mil de parede e pelo menos mil docentes capacitados.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Quarta, 31 Agosto 2016 08:25
 
Avaliação: / 2
FracoBom