Anunciado pelo Presidente Nyusi que funciona desde Dezembro, Metro-Bus ainda não tem data para arrancar
Tema de Fundo - Tema de Fundo
Escrito por Adérito Caldeira  
Quarta, 31 Janeiro 2018 21:37
Share/Save/Bookmark

O projecto integrado de Metro-Bus para a cidade e província de Maputo, que o Presidente Filipe Nyusi afirmou estar a funcionar desde 18 de Dezembro de 2017, ainda não arrancou e não tem data concreta para iniciar as suas operações. “Deve começar dentro de alguns dias”, esclareceu Amade Camal ao @Verdade, o presidente do conselho de administração da empresa privada que está a implementar o projecto em parceria com o Governo.

Apresentando o seu Informe sobre o Estado da Nação em 2017, a 20 de Dezembro passado na Assembleia da República, o Presidente Nyusi declarou que “transportes públicos urbanos de passageiros são uma grande preocupação para os moçambicanos. Cientes da urgência deste assunto reforçamos a capacidade da frota com a entrada em operação de 130 autocarros e 4 automotoras. Esta frota permitirá o transporte de 1.200 passageiros, em cada viagem, de hora em hora. Trata-se dum projecto integrado de Metro-Bus, em parceria com o sector privado, que iniciou as suas operações no dia 18 de Dezembro de 2017”.

Contudo o Metro-bus não só não tinha iniciado as suas operações quando o Chefe de Estado discursou como também não arrancou em Janeiro de 2018.

“Deve começar dentro de alguns dias, está refém de algumas questões relacionadas com a informática dos bilhetes”, esclareceu ao @Verdade o presidente do conselho de administração da empresa privada que está a implementar o projecto em parceria com o Governo, Amade Camal.

“Nós começamos por ter um projecto de mobilidade para as classes média e média alta e agora com a redução do preço passamos para as classes média e média baixa. A classe média baixa usará um passe giro que lhe permitirá comprar o número de viagens que acharem enquanto que as classes média e média alta compram o passe mensal que ainda por cima é mais barato”, acrescentou Amade Camal, num breve contacto telefónico com o @Verdade.

Entretanto, questionado pelo @Verdade, o ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, declarou que o Metro-Bus deverá arrancar na próxima segunda-feira, 5 de Fevereiro.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Actualizado em Quinta, 01 Fevereiro 2018 08:13
 
Avaliação: / 1
FracoBom