Boa noite, sou Pires, de 22 anos. Quando estou a fazer sexo com a minha parceira não me sinto satisfeito, sempre quero, mas será que é algo normal?

 

Bom dia, estou com problema de sangramento vaginal fora do ciclo menstrual. Fui ao médico, expliquei e ele disse-me que é normal para mulheres com período irregular, mas isso preocupa-me porque é a primeira vez que vejo isso e não sei quanto tempo vai durar. Peço sua ajuda.

Actualizado em Sexta, 15 Dezembro 2017 09:27
 

Vinte pessoas morreram e outras 92 contraíram ferimentos, das quais 39 com gravidade, em consequência de 28 acidentes de viação, ocorridos entre 02 e 08 de Dezembro em curso, em algumas estradas de Moçambique.

 

Foto de Emildo SamboO vice-ministro da Saúde, João Leopoldo da Costa, visitou, na terça-feira (12), o Hospital Geral de Mavalane (HGM), que recentemente beneficiou de obras de reabilitação e ampliação. À sua chegada, ele percorreu vários departamentos, desde a aceitação geral dos pacientes e gabinete de consultas, passar pela triagem de pediatria e sala de tratamento, e desembocou no depósito de medicamentos e na medicina, interagiu com os trabalhadores e doentes. No fim, disse à imprensa que saiu de lá satisfeito, porque a unidade sanitária já pode oferecer melhor atendimento aos utentes e já dispõe de equipamentos para uma vasta gama de necessidades. Todavia, manifestou o seu desagrado, por exemplo, com o facto de a medicina albergar enfermos do sexo masculino e feminino.

Actualizado em Sábado, 16 Dezembro 2017 07:31
 

Os vencedores do concurso da música ligeira moçambicana, o “Ngoma Moçambique” – edição 2017 –, foram anunciados na última sexta-feira (08), numa gala, em Maputo. A maior condecoração, que é a da “melhor canção”, ficou nas mãos de Cambezo, que concorreu com o tema “Utumbi”. Os prémios revelação feminina e masculina – atribuídos a artistas que concorrem pela primeira vez – ficaram com para Rodália e Valdemiro Albino, respectivamente.

 

Mapa cedido pelo Instituto Nacional de MeteorologiaA actualização da previsão climática sazonal para o período Dezembro-Janeiro-Fevereiro prevê mais chuvas nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Niassa e extremo norte da província da Zambézia e menos precipitação nas províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Sofala, e sul da província de Tete.

Actualizado em Quinta, 14 Dezembro 2017 12:52
 

Ao menos 10 pessoas perderam a vida e outras 50 ficaram feridas, das quais 18 em estado grave, devido a 24 acidentes de viação, na última semana de Novembro, em Moçambique, onde estudos sugerem que as regiões sul e centro são as mais propensas à ocorrência de acidentes de carros, porém, prevalece a falta de responsabilização.

 

Bom dia, Tina. Vivo maritalmente há 11 anos com minha esposa. Estou preocupado com o que está acontecendo, é que sempre quando pretendemos manter relações sexuais, primeiro ela deve chupar, isto é, ela não pode fazer sexo sem primeiro chupar. Será que isto é normal? Isto não irá lhe causar problemas de saúde? O que devo fazer para evitar esta situação?

Actualizado em Sexta, 08 Dezembro 2017 08:33
 

Gostaria de saber uma coisa. Eu tenho 21 anos e perdi a minha virgindade há poucos meses. Em Junho, tive seis relações sexuais. Não tenho uma vida sexual activa. Depois de um mês sem fazer sexo, ontem eu fiz, e deu trabalho para meu parceiro colocar seu pénis na minha vagina. Logo após a relação, saiu um líquido transparente da minha vagina, fiquei assustada e pensei, meu Deus será que é dele ou meu? Mas nós fizemos com camisinha, ele disse que não costuma fazer com camisinha. Mas eu não aceitei fazer sem, eu sempre me cuido. Mas será que pode ser porque eu estou para menstruar? Pois os meus seios estão doloridos faz alguns dias e estou com uma vontade de fazer sexo. Fiquei na dúvida. Pois eu nunca vi esse líquido saindo depois de uma relação. Eu nunca tomei nenhum remédio. Dessas seis vezes, só usámos a camisinha mesmo. Michele

Actualizado em Domingo, 10 Dezembro 2017 10:39
 

Todos os anos, em Moçambique surgem 159 mil novos doentes de tuberculose e 22 mil morrem, o que coloca o país na lista das nações com alta taxa desta enfermidade, alto índice de pacientes com tuberculose associada ao HIV/Sida e alta carga de resistência a medicamentos.

Actualizado em Quarta, 13 Dezembro 2017 08:59