Bom dia Tina, eu tenho 37 anos de idade, sofri uma doença mais conhecida por bilharziose durante a infância toda. Os meus pais tentaram várias formas e levaram-me ao hospital, não deu resultados positivos. Aos 18 anos, as dores diminuíram, faltando apenas a sentir picar ao urinar, na uretra. Já sou casado, com dois filhos, para engravidar a minha companheira às vezes leva 6-7 meses. Gostaria de saber se é normal, ou trata-se de consequências desta doença? Guilherme, de Nacala-Porto.

 

Olá mana Tina. Tenho um problema. É assim: envolvi-me sexualmente desprotegido com uma senhora em 2014. Nos finais do ano passado fiquei sabendo que ela adoeceu bastante que nem procurei saber nada dela, por pensar que ela me infectou. Mas em 2015, a minha mulher ficou grávida e fizemos teste duas vezes durante a gestação, mas o resultado para nós foi negativo e minha mulher voltou a fazer em Maio de 2016, também negativo. Exames médicos após o nascimento da criança em Novembro 2015 confirmaram que a criança não estava nada infectada (seronegativa). Mas eu desde o ano passado ainda não fui fazer teste porque tenho muito medo. Nesta história toda haverá possibilidade de ter sido infectado se fiz teste duas vezes depois de ter me metido com aquela Sra.? Não tenho sintoma nenhum, mas tenho sentido meu peito a pesar e doer um pouco às vezes. César

 

Bom dia dra. Tina, gostaria de saber se depois de uma mulher fazer aborto por aspiração, quanto tempo deve esperar, para transar sem protecção?

 

Vinte e nove pessoas morreram e outras 85 contraíram ferimentos, 25 das quais em estado grava, em resultado de 38 sinistros rodoviários, ocorridos na semana finda, em diferentes províncias do território moçambicano.

 

Foto da TRACO controle do peso transportado pelo veículos que circulam nas principais estradas de Moçambique passou a estar mais apertado desde a semana passada com as autoridades a manterem a sua presença e fiscalização nas básculas 24 horas por dia, embora nem todas estejam operacionais. Além controle o Governo pretende agravar as penalizações para os infractores.

Actualizado em Quarta, 16 Agosto 2017 08:28
 

Dezoito indivíduos morreram e outros 86 contraíram ferimentos, das quais 31 com gravidade, em resultado de 26 acidentes de viação, ocorridos semana passada, nas estradas moçambicanas, informou a Polícia.

 

Olá, Tina. Tenho 33 anos de idade, acabo de fazer circuncisão há dois meses, mas só que desde que retornei a vida sexual, meu pénis ficou grosso demais que para penetrar minha namorada é complicado. Será que vou voltar ao normal?

 

Olá mana Tina. Estou a passar por uma situação. Transei com alguém com protecção e não estourou nem teve problemas até ao fim do coito, mas a minha preocupação é que, na noite do mesmo dia comecei a ter uma alergia por todo o corpo e no dia seguinte começou a subir a temperatura. Desde então, comecei a ficar preocupado com a relação que tive no dia anterior, pois nessa mesma sequência tenho sentido sintomas de diarreia e cansaço. Não sei talvez por estar nervoso ou por ter lido tanta informação na internet a respeito do assunto. A maior dúvida é, como posso ter esses sintomas se usei corretamente a camisinha e não estourou, mesmo que a pessoa que esteve comigo por ventura seja seropositiva? Essa é a minha preocupação, por favor me ajude com a resposta. Luís

 

Vinte e nove pessoas morreram e outras 85 contraíram ferimentos, das quais 37 com gravidade, em consequência de 40 acidente de viação, corridos na semana passada, nas estradas moçambicanas, e onze automobilistas foram detidos por suposta tentativa de oferecer dinheiro à Polícia para não sofrerem consequências devido à violação das normas elementares de trânsito.

Actualizado em Segunda, 31 Julho 2017 09:10
 

Boa noite mana Tina! Escrevo-lhe porque realmente não sei o que fazer. Sou uma jovem de 25 anos e ultimamente sinto me atraída por pessoas do mesmo sexo, sinto vontade muito grande de estar acompanhada/conhecer e conversar com mulheres que sejam lésbicas e não sei como fazer. Olá, mana. Como fazer?