Foto de Emildo SamboO Hospital Central de Maputo (HCM) antevê momentos de agitação nos serviços de urgência na época do ano quente que se avizinha e, consequentemente, um aumento de doenças tais como a malária e as diarreias. Para evitar afluência desmedida e lufa-lufa nos corredores de diferentes departamentos da maior unidade sanitária do país, apela para a observância de medidas de prevenção, ao mesmo tempo que assegura já estarem criadas as condições para lidar com eventuais casos.

Actualizado em Quinta, 16 Agosto 2018 08:54
 

Chamo-me Sérgio e sou HIV positivo. Faço o tratamento do TARV e uso preservativo nas relações sexuais que mantenho; no entanto, quando ejaculo deixo de sentir os meus órgãos genitais como se fosse anestesia. O que devo fazer?

Actualizado em Sexta, 10 Agosto 2018 17:56
 

Olá, tenho 21 anos e há alguns dias apareceu-me numa borbulha na parte de cima do clítoris, é uma pequena borbulha esbranquiçada, mas não tenho mais nenhum sintoma não tenho comichão nem ardor. Na sua opinião é caso para eu me preocupar? O que poderá ser? Bianca

Actualizado em Sexta, 10 Agosto 2018 17:54
 

Vinte e uma pessoas perderam a vida e outras 46 ficaram grave e ligeiramente magoadas, devido a 31 acidentes de viação, ocorridos entre os dias 21 e 27 de Julho passado, em algumas estradas moçambicanas.

 

Sempre que tenho relações sexuais, depois a minha vagina fica a doer que nem posso sequer meter um dedo. O que se passa comigo?

Actualizado em Sexta, 03 Agosto 2018 10:52
 

Olá Tina, tudo bem? Tenho uma dúvida, se já atingi o orgasmo ou não. Será que orgasmo feminino é igual para todas, isto é todas têm a mesma reacção? Moly

Actualizado em Sexta, 03 Agosto 2018 09:55
 

Cara Tina, o meu nome é Tassmira. Apercebi-me que sou lésbica e já namoro escondido há um ano com uma garota de 23, de quem gosto imenso. Casei-me só para que a minha família não descobrisse a minha orientação sexual, mas estou cansada desta farsa, quero o teu conselho sobre como devo agir.

 

Olá, tenho 21 anos e há alguns dias apareceu-me numa borbulha na parte de cima do clítoris, é uma pequena borbulha esbranquiçada, mas não tenho mais nenhum sintoma não tenho comichão nem ardor. Na sua opinião é caso para eu me preocupar? O que poderá ser? Bianca

 

A lepra, uma doença contagiosa mas curável, está a aumentar no país e tira sono às autoridades de saúde. A ministra do sector, Nazira Abdula, diz que é preciso intensificar o tratamento, sobretudo nas regiões mais assoladas.

Actualizado em Sexta, 27 Julho 2018 08:16
 

Gostaria de saber o porquê das dores na bexiga. São como pontadas fortes, sinto quando defeco, ou quando estou urinando, são dores insuportáveis, chego a chorar. Tenho 14 anos e a minha mãe suspeita que eu esteja com infecção urinária. Marinela.