Pergunte a Tina

Caro leitor, 

Sou a Tina e tenho a tarefa difícil de responder as perguntas e duvidas que podes ter (eu tenho muitas) sobre a saúde sexual e reprodutiva. Não estou aqui porque sei mais do que tu, mas simplesmente porque acho este um assunto maningue interessante, e que ocupa muito do nosso tempo (sentados sozinhos a questionar, duvidar, ou na companhia de outros)! Nesta coluna vou responder a algumas perguntas que já me foram feitas sobre este assunto! Então, se tu também tiveres perguntas que te afligem, ou que apenas queiras clarificar ou verificar o que sabes, envia-me uma mensagem por correio electrónico ou por mensagem telefónica (sms)!



Sexta, 18 Agosto 2017 08:39

Bom dia Tina, eu tenho 37 anos de idade, sofri uma doença mais conhecida por bilharziose durante a infância toda. Os meus pais tentaram várias formas e levaram-me ao hospital, não deu resultados positivos. Aos 18 anos, as dores diminuíram, faltando apenas a sentir picar ao urinar, na uretra. Já sou casado, com dois filhos, para engravidar a minha companheira às vezes leva 6-7 meses. Gostaria de saber se é normal, ou trata-se de consequências desta doença? Guilherme, de Nacala-Porto.

 
Sexta, 11 Agosto 2017 07:51

Olá mana Tina. Tenho um problema. É assim: envolvi-me sexualmente desprotegido com uma senhora em 2014. Nos finais do ano passado fiquei sabendo que ela adoeceu bastante que nem procurei saber nada dela, por pensar que ela me infectou. Mas em 2015, a minha mulher ficou grávida e fizemos teste duas vezes durante a gestação, mas o resultado para nós foi negativo e minha mulher voltou a fazer em Maio de 2016, também negativo. Exames médicos após o nascimento da criança em Novembro 2015 confirmaram que a criança não estava nada infectada (seronegativa). Mas eu desde o ano passado ainda não fui fazer teste porque tenho muito medo. Nesta história toda haverá possibilidade de ter sido infectado se fiz teste duas vezes depois de ter me metido com aquela Sra.? Não tenho sintoma nenhum, mas tenho sentido meu peito a pesar e doer um pouco às vezes. César

 
Sexta, 11 Agosto 2017 07:48

Bom dia dra. Tina, gostaria de saber se depois de uma mulher fazer aborto por aspiração, quanto tempo deve esperar, para transar sem protecção?

 
Sexta, 04 Agosto 2017 08:15

Olá, Tina. Tenho 33 anos de idade, acabo de fazer circuncisão há dois meses, mas só que desde que retornei a vida sexual, meu pénis ficou grosso demais que para penetrar minha namorada é complicado. Será que vou voltar ao normal?

 
Sexta, 04 Agosto 2017 08:11

Olá mana Tina. Estou a passar por uma situação. Transei com alguém com protecção e não estourou nem teve problemas até ao fim do coito, mas a minha preocupação é que, na noite do mesmo dia comecei a ter uma alergia por todo o corpo e no dia seguinte começou a subir a temperatura. Desde então, comecei a ficar preocupado com a relação que tive no dia anterior, pois nessa mesma sequência tenho sentido sintomas de diarreia e cansaço. Não sei talvez por estar nervoso ou por ter lido tanta informação na internet a respeito do assunto. A maior dúvida é, como posso ter esses sintomas se usei corretamente a camisinha e não estourou, mesmo que a pessoa que esteve comigo por ventura seja seropositiva? Essa é a minha preocupação, por favor me ajude com a resposta. Luís

 
Sexta, 28 Julho 2017 08:30

Boa noite mana Tina! Escrevo-lhe porque realmente não sei o que fazer. Sou uma jovem de 25 anos e ultimamente sinto me atraída por pessoas do mesmo sexo, sinto vontade muito grande de estar acompanhada/conhecer e conversar com mulheres que sejam lésbicas e não sei como fazer. Olá, mana. Como fazer?

 
Sexta, 28 Julho 2017 08:27

Bom dia mana Tina! Sou Lewis, de 23 anos de idade, desde há muito tempo tenho visto as tuas publicações no jornal a Verdade e tenho gostado dos conselhos que tens dado às pessoas que têm exposto as suas preocupações no que tange à saúde sexual. Recentemente comecei a actividade sexual com a minha namorada, só que nas vezes que nos envolvemos me deparei com duas situações que tem me inquietado bastante: 1- Dificuldades em manter a erecção; 2-Tenho ejaculado antes de iniciar a penetração, "nos preliminares ". Aguardo ansiosamente pela tua ajuda.

 
Sexta, 21 Julho 2017 08:11

Hello Tina. Meu problema é grande, levo 4-5 minutos na hora H, depois de tudo, fico irritado pela minha rapidez. Acredito que os 4-5 minutos que levo não sou capaz de a satisfazer sexualmente. O que fazer para levar mais tempo com ela na cama? E o líquido que tiro já não é puro, capaz de engravidar, está em forma de um líquido aguado e não alastra como uma cola. Será que já não faço filhos?

 
Sexta, 21 Julho 2017 07:54

Olá Tina! Tenho uma preocupação, estou há sensivelmente dois meses com problemas sexuais. Ejaculo rápido e para voltar a ficar erecto é um grande problema. O meu pénis já não fica totalmente duro. Se sim, fica por alguns segundos, depois encolhe. Antes de ontem tomei um estimulante (Enzoy) para ver se duraria muito tempo erecto, mas sem sucesso. O problema manteve-se. Não sei o que fazer. Por favor, peço a sua ajuda. Tenho 21 anos.

 
Início Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte Final

Pág. 1 de 28